quarta-feira, 23 de novembro de 2016

    Voltando  ao assunto da Acessibilidade nos Prédios, postado no dia 26/10/16, daremos a sugestão para fazer essas adaptações:





      1 -  Contratar engenheiro ou arquiteto que faça laudo de acessibilidade; ele vai apontar o que precisa ser feito.



       2 - Levar a proposta à Assembleia para aprovação.



       3 - Fazer o projeto de reforma e enviá-lo à prefeitura.



        4 - Depois de aprovado o projeto, as obras podem ter início.




                A S        L E I S



        _ DECRETO FEDERAL Nº 5.296 de 2/12/2004 - obriga  e estabelece regras para a adaptação de edifícios residenciais e comerciais.

         - NORMA BRASILEIRA 9050, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): estabelece critérios e parâmetros técnicos para projetos e obras de acessibilidade.

         - ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015: estabelece os direitos da pessoa com deficiência.

Fonte:Jornal Agora

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A necessidade da  informatização dos condomínios




        Todos nós estamos acostumados a guardar documentos, recibos de pagamentos, atas de assembléias de condomínios, no bom e velho papel. Temos a sensação de que é mais seguro, em relação a qualquer outro formato.
        Com a modernização da informática e de suas diversas ferramentas, essa "mania" poderá ser substituída  por arquivos digitais.
        No caso dos condomínios, a informática também está possibilitando essas facilidades.
As famosas pastas de prestação de contas,estão sendo substituídas por pastas digitais, disponíveis no site dos condomínios, ou das administradoras.
Além de facilitar a vida do Corpo Diretivo, no momento da verificação, acaba dando mais transparência na gestão, pois qualquer condômino poderá ter acesso.
 A saúde financeira estará a disposição de toda massa condominial. Isso demonstrará total transparência por parte da administração e tranquilidade nas assembleias, uma vez que todos terão acesso às informações.
A economia gerada , merece destaque, pois não será necessário imprimir comprovantes de pagamentos, bem como outros documentos necessários para confeccionar as pastas, reduzindo as despesas.
Essa implantação será trabalhosa, entretanto , os resultados serão gratificantes.
O mais importante dessa modernização será  o beneficio que trará ao meio ambiente

Fonte: Revista em Condomínios. Autor Fernando Augusto Zito (Especialista em Direito Condominial)